domingo, 2 de fevereiro de 2014

RODA DE CONTOS E UMA “LIBERTAÇÃO DE LIVROS” MARCAM O INÍCIO DO HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS


Centenas de pessoas participaram do evento na manhã deste domingo (2)
no Campo de São Bento



O dia ensolarado e quente foi a moldura perfeita para a abertura do “Histórias sem Fronteiras - Simpósio Internacional de Contadores de Histórias” na manhã deste domingo (2), das 10h às 12h, no Campo de São Bento. Crianças e adultos participaram das atividades promovidas pelo projeto Livro de Rua – como roda de leitura de poesias, narração de histórias e a Libertação de Livros – integradas à programação oficial do Histórias Sem Fronteiras.

Benita Prieto, idealizadora e coordenadora do “Histórias Sem Fronteiras”, avalia a abertura do evento como uma ação vitoriosa. “Foi muito bom. Ao longo de 2 horas tivemos cerca de 500 pessoas circulando e participando das atividades, numa prova de que o Simpósio de Histórias é um evento necessário para a cidade”.

Já Pedro Gerolimich, responsável pelo projeto Livro de Rua, destaca o desafio que tem pela frente: “Agora com o projeto se expandindo e chegando à Niterói, queremos alcançar a marca de 100 mil livros distribuídos, dentro da proposta que é permitir ao leitor escolher uma obra gratuitamente, levar para casa e, ao acabar a leitura, doar a obra para outro leitor que também vai se propor a fazer o mesmo”. Em cinco anos, o Projeto Livro de Rua já distribuiu mais de 80 mil impressos em diversos pontos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Sobre o “Histórias sem Fronteiras - Simpósio Internacional de Contadores de Histórias”

Após 10 anos, Niterói sedia, pela primeira vez, no período de 5 a 9 de fevereiro, o “Histórias sem Fronteiras - Simpósio Internacional de Contadores de Histórias”. Com realização efetivada através da parceria entre as secretarias de Educação e Cultura da cidade, o evento, coordenado por Benita Prieto e Júlio Diniz, visa promover a oralidade como arte e forma de construir conhecimento, e reunirá contadores brasileiros e de cinco diferentes países (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha e Cuba) no Teatro Popular Oscar Niemeyer em atividades como oficinas, mesas de debates, sessões de histórias e a tradicional Maratona de Contos – 24 horas de histórias ininterruptas, começando sábado às 18h e se encerrando domingo (9) às 18h. A programação completa pode ser conferida no site www.simposiodecontadores.com.br

Além das atividades de entretenimento, o “Histórias sem Fronteiras” terá uma programação especialmente concebida para contribuir com a qualificação profissional dos professores da rede municipal de ensino, através de através de mesas-redondas conduzidas por palestrantes nacionais e internacionais que têm credenciais acadêmicas e profissionais diversas, favorecendo uma formação mais ampla e integrada com outras áreas do saber.

O “Histórias sem Fronteiras - Simpósio Internacional de Contadores de Histórias” tem colaboração institucional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Fundação de Arte de Niterói (FAN), Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Ampla e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), além da colaboração institucional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


                                                                                                 

Informações para a imprensa:
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella | Natália Vitória | Melina França
(21) 98158 9692 | 98158 9715 | 2284 2475        


Nenhum comentário:

Postar um comentário