segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NITERÓI SE TRANSFORMA NA CAPITAL DA NARRAÇÃO ORAL EM EVENTO COM MAIS DE 50H DE ATIVIDADES


“Histórias sem Fronteiras”, que tem entrada gratuita, acontece de 5 a 9 de fevereiro de 2014 e traz contadores de cinco países e de vários estados brasileiros

Nas esquinas de Niterói – do tupi-guarani “água escondida” – se esgueiram muitas histórias. Nem é preciso ir muito longe. Quem passa em frente às barcas pode se perguntar o que faz ali a estátua de um índio – Arariboia, conhecido também como Martin Afonso - encarando a Baía de Guanabara. A terra que beija esse lado do mar também foi considerada capital por duas vezes, em 1834 e 1903. E com tantas histórias escondidas além d’água, a cidade recebe pela primeira vez o “Histórias sem Fronteiras – Simpósio Internacional de Contadores de Histórias”.

Após 10 edições em solo carioca, o Teatro Popular Oscar Niemeyer se tornará, no período de 5 a 9 de fevereiro, capital da oralidade e promoção da leitura. O evento reunirá contadores brasileiros e de outras cinco diferentes nacionalidades (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha e Cuba), que participarão de mesas redondas, oficinas e a já tradicional ‘Maratona de Contos’, em que mais de 40 grupos ou contadores se revezarão para completar 24 horas seguidas de atividades. Além disso, o evento conta com 20 oficinas e quatro mesas redondas, sem falar nos lançamentos de livros, exibição de filmes e narração de histórias.

Como acontece desde 2010, será entregue o Troféu Sinhá Olímpia, confeccionado pelo artista plástico de Ouro Preto Tuca Parma, que nesta edição homenageia a contadora Bia Bedran por sua inestimável contribuição à arte oral. Tudo com entrada franca.

Benita Prieto e Julio Diniz, curadores e coordenadores gerais do ‘Histórias sem Fronteiras’, explicam que a edição 2014 será dedicada à Ibero - América, com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede com esses países. Outro lançamento que acontece no Simpósio é o do livro digital ‘Mínimos Contos’. O e-book traz os 30 vencedores do concurso, realizado na edição passada, com a proposta de criar uma pequena história de suspense. Pequena mesmo: apenas 140 caracteres, no estilo das mensagens do Twitter.

O Simpósio, idealizado por Benita Prieto, tem o objetivo de promover a oralidade como arte e forma de construir conhecimento e reconhecer o valor de contar histórias, um hábito do povo brasileiro em suas diversas culturas. É um evento para pessoas de todas as idades.

O “Histórias sem Fronteiras” recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Fundação de Arte de Niterói (FAN), Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Ampla e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), além da colaboração institucional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

CONVIDADOS
Argentina: Liliana Cinetto
Colômbia: Amalia Lú Posso Figueroa
Portugal: Ana Sofia Paiva
Espanha: Ana Griott
Cuba: Aldo Méndez
Minas Gerais : Rosana Mont”Alverne
Mato Grosso: Alicce Oliveira
São Paulo : Ilan Brenman 
São Paulo: Ana Luísa Lacombe
Rio Grande do Sul: Celso Sisto

Confira a programação completa no site do evento www.simposiodecontadores.com.br  (todos os eventos são totalmente gratuitos)
  
Endereços:

Teatro Popular Oscar Niemeyer - Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº - Niterói

Informações para a imprensa:
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella | Natália Vitória | Melina França
(21) 8158 9692 | 8158 9715 | 2284 2475         

Nenhum comentário:

Postar um comentário